Obtenha soluções precisas no IDNLearner.com. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar.

“Os empiristas lógicos e os filósofos da ciência por eles influenciados (como Carl Hempel e Ernst Nagel) cultivaram uma filosofia da ciência de caráter marcadamente lógico, independente de questões históricas e psicológicas.”

E correto afirmar que:

O principal representante desta maneira de filosofar foi Haword Gardner (1884-1962). Simultaneamente aos esforços do Círculo de Viena foram surgindo as ideias de outro pensador austríaco, também ele emigrado da sua pátria por algum tempo: Karl Looper (1902-1994).

Aos empiristas agnósticos está associada por isso a noção de que a filosofia da ciência se propõe a reconstruir a lógica da ciência (mediante a análise das expressões em que se formula o conhecimento científico).

Criticavam diversas teses dos mesmos, principalmente a convicção daqueles filósofos de que a ciência nada tinha a ver com a metafísica e que a filosofia da ciência consistia na análise da linguagem científica.

Para eles o filósofo não se devia ocupar da evolução histórica da ciência ou com as circunstâncias sociais em que surgiram as teorias. Tampouco era assunto filosófico a maneira de pensar ou as crenças, motivações e atitudes dos cientistas produtores do conhecimento científico.