Obtenha conselhos de especialistas e respostas detalhadas no IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

De acordo com a Constituição Federal (CF), todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo obrigação do Poder Público e da coletividade defendê-lo e preserva-lo. Com a finalidade de efetivar este direito, fomentou-se a Política Nacional do Meio ambiente, a qual possui entre outros instrumentos o Estudo de Impacto Ambiental, o qual, visa identificar, avaliar e até mesmo prever as

consequências de ações atrópicas ao meio biológico, físico, e sócio econômico.

A função do Estudo de Impacto Ambiental não é influenciar as decisões

administrativas sistematicamente, a favor das considerações ambientais, em detrimento das vantagens econômicas e sociais. A finalidade é dar à Administração Públicas uma base séria de informação, a afim de balancear os interesses em jogo, quando da tomada de decisões, tendo sempre em vista uma finalidade superior. Importante frisar que o EIA, constitui um procedimento público imprescindível à intervenção do órgão público ambiental desde o início de qualquer procedimento (art. 5°, parágrafo único, 6°, parágrafo único, e 11, parágrafo único, todos da Resolução 1/86-CONAMA, e Resolução 6/86 CONAMA). Contudo, a função do EIA, não é a de manipular as decisões de cunho administrativas, de modo a favorecer as questões ambientais, em desfavor das vantagens econômicas e sociais. O que se pretende é dar a Administração Pública uma base confiável de informação, afim de ponderar os interesses, para que se possa tomar decisões mais equilibradas, levando sempre em

conta a finalidade superior, qual seja a sustentabilidade.



GONÇALVES, Heloísa Alva Cortez. Legislação Ambiental. Maringá: Unicesumar. 2022.



Suponha que uma sociedade empresára – ZETA, que atua no processamento de alimentos, almeja instalar nova unidade produtiva na área urbana do Município de Maracanaú- CE. Para esse fim, verificou que a autoridade competente para realizar o licenciamento ambiental será a do próprio Município.



Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica quem deve realizar o estudo de impacto ambiental.



ALTERNATIVAS

A União.

O IBAMA.

O Estado do CEARÁ.

O município de Maracanaú.

Profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor.


Sagot :

Sua participação ativa é essencial para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, alcançaremos grandes coisas. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais soluções.