Encontre respostas para qualquer pergunta no IDNLearner.com. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

“O princípio fundamental da inclusão é a valorização da diversidade. Cada pessoa tem uma contribuição a dar”. Sobre psicopedagogia e inclusão julguem verdadeiras ou falsas as sentenças e marque a alternativa correta.

(_) A intervenção psicopedagógica pode ser educacional ou clínica. É educacional quando estuda, analisa e propicia condições para que o aprendiz organize e elabore dados e informações, utilizando-os em sua vida. É clínica quando estuda e analisa bloqueios, para que o aprendiz ultrapasse dificuldades e problemas de aprendizagem e possa organizar e elaborar dados e informações, utilizando-os em sua vida.

(_) Psicopedagogia é concebida como a área que estuda o ato de aprender, entendendo-se o ato de aprender como os sentimentos, as ações, as elaborações do sujeito durante o seu processo de aprendizagem e a consciência que ele tem do que realiza.

(_) Inclusão, do verbo incluir (do latim includere), no seu sentido etimológico, significa conter em compreender, fazer parte de, ou participar de. Assim, falar em inclusão escolar é falar do educando que se sente contido na escola, ao participar daquilo que o sistema educacional oferece, contribuindo com seu potencial para os projetos e programações da instituição.

V, V, F.
V, V, V.
F, F, F.
V, F, V.
10
Algumas crianças são mais lentas que as outras, mas isso por si só não significa dificuldade de aprendizagem, apesar de possuírem inteligência normal, não conseguem aprender no mesmo tempo dos outros alunos. Assim sabendo as alternativas a baixo contem alertas de dificuldades, EXCETO.



As dificuldades para entender e seguir instruções; amarrar os tênis; tem dificuldade de entender o conceito temporal (ontem, hoje, amanhã); manifesta fácil irritação e excitação.
Dificuldade para lembrar o que alguém acaba de dizer; dificuldade no domínio das destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática.
Dificuldade em distinguir direita e esquerda, em identificar palavras; dificuldades em distinguir direita e esquerda; escrevem letras e números ao contrário; dificuldade em se coordenar ao caminhar e praticar esportes.
Possuem não dificuldades em atividades simples de apontar um lápis, sendo que aos 8 anos é comum.
10
Em seus estudos a psicopedagogia contribui para a compreensão das motivações internas e externas do por que o aluno aprende, e ainda para a percepção da dimensão da relação entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem. Sobre aprendizagem, marque a alternativa correta.

A aprendizagem, em sua complexidade, ultrapassa os limites do âmbito cognitivo, sendo dependente também dos aspectos afetivas/emocionais e sociais do sujeito, sendo amplamente impactadas pelos processos culturais de uma dada sociedade.
A aprendizagem, em sua complexidade, não ultrapassa os limites do âmbito cognitivo, sendo dependente também dos aspectos afetivas/emocionais e sociais do sujeito, sendo amplamente impactadas pelos processos culturais de uma dada sociedade.
A aprendizagem, em sua complexidade, ultrapassa os limites do âmbito cognitivo, ainda que seja independente dos aspectos afetivas/emocionais e sociais do sujeito, sendo amplamente impactadas pelos processos culturais de uma dada sociedade.
A aprendizagem, em sua complexidade, não ultrapassa os limites do âmbito cognitivo, além de ser independente também dos aspectos afetivas/emocionais e sociais do sujeito, sendo amplamente impactadas pelos processos culturais de uma dada sociedade.
10
O diagnóstico é uma das ferramentas mais importantes no processo de intervenção e tratamento dos problemas de aprendizagem, e conforme WEISZ (1992, p.30) “o sucesso do diagnóstico não reside no grande número de instrumentos utilizados, mas na competência e sensibilidade do terapeuta em explorar a multiplicidade de aspectos revelados em cada situação.” Julgue verdadeiras ou falsas as sentenças e marque a alternativa correta.

(_) Para Fernández (2001) há um cuidado que deve ser tomado, um dos maiores problemas a ser superados é a busca pelos culpados do fracasso escolar, a partir desta prática errônea, percebe-se um jogo onde ora se culpa a criança, ora a família, ora uma classe social, ora o sistema econômico, político e social. Para a autora, não existe um culpado para a não-aprendizagem.

(_) As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas aos desvios de ordem sociocultural, e a origem da dificuldade não reside na estrutura individual do aluno, mas na rede de vínculos que ele estabelece com a família, a escola e a sociedade.

(_) Conforme Fernández (2001) se a aprendizagem acontece dependente do vínculo, se ela é um processo que ocorre entre as subjetividades, nunca uma única pessoa pode ser culpada da não aprendizagem.

V, V, F.
F, V, V.
V, F, V.
V, V, V.