IDNLearner.com, sua plataforma para respostas detalhadas. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

“Percepção consiste no processo de receber informações sobre o mundo à nossa volta e criar sentido para elas. Isso implica determinar quais informações devem ser notadas, categorizá-las e interpretá-las dentro do repertório do nosso conhecimento”.
McSHANE, S. L.; VON GLINOW, M. A. Comportamento organizacional: conhecimento emergente, realidade global. 6 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
Compreender os mecanismos da percepção é de grande importância para a gestão organizacional porque a forma como percebemos o mundo orienta nosso comportamento. Ou seja: agimos com base na realidade tal como a percebemos, e não necessariamente como ela é. Isso pode incluir desafios na medida em que estereótipos e preconceitos se façam presentes: ao serem manifestados podem criar discriminações prejudiciais ao ambiente de trabalho e ao desempenho do grupo. Assim, posturas preconceituosas geram consequências:
1- irrisórias; se o grupo tiver um bom líder, ele saberá lidar com a situação e acalmar os ânimos dos membros da equipe, eliminando todos os efeitos de uma comunicação pouco eficaz.
2- de pouca importância, pois todos são preconceituosos e é natural, faz parte dos valores culturais do país, o erro está em expressar os julgamentos de valor para a equipe de trabalho.
3- que melhoram o desempenho da equipe, apesar de existir o risco de quem foi discriminado perder o emprego, pois ficará envergonhado e isso pode afetar sua disposição para o trabalho.
4- nefastas, sobretudo para quem é vítima; também afeta os demais, pois, ao discriminar um elemento do grupo, há uma atitude desrespeitosa que constrange a todos.
5- insignificantes, uma vez que a manifestação de preconceitos não possui consequências para qualquer das partes envolvidas.