Encontre soluções para seus problemas com o IDNLearner.com. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

No Brasil, os primeiros representantes da Tendência Libertária foram os imigrantes europeus, especialmente italianos, portugueses e espanhóis, que aqui chegaram no final do século XIX para trabalhar nas lavouras de café. As experiências pedagógicas libertárias, em todo o mundo, presentam algumas características comuns, das quais é possível inferir uma espécie de Didática Libertária. Com base nas características dessa tendência, analise as sentenças a seguir:

I- Liberdade: entendida como meio e fim, a liberdade é intrínseca à prática libertária. Não se trata da liberdade em abstrato ou no sentido liberal, mas da liberdade construída socialmente e conquistada nas lutas sociais.
II- Autogestão: a Pedagogia Libertária enfatiza que os recursos no processo educacional devem ser controlados e administrados pelos diretamente envolvidos e pela comunidade. Isto significa superar a dicotomia Estado/Sociedade e colocar a educação sob controle da sociedade/comunidade.
III- Crítica: a educação libertária pressupõe a busca da coerência entre o falar e o fazer (discurso e ação): os exemplos educam e falam mais do que as palavras; portanto, o educador deve estar sempre aberto a aprender, a se educar, a reconhecer os erros e dar o bom exemplo, a ser coerente em relação aos meios e fins, a teoria e prática.
IV- Solidariedade: uma educação fundada em critérios solidários, de ajuda mútua, que recusa tanto os prêmios quanto os castigos e, portanto, os processos classificatórios (exames, notas etc.) e as relações de ensino-aprendizagem fundadas em critérios competitivos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.


Sagot :