IDNLearner.com, onde a comunidade encontra soluções. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.
Leia o que os historiadores Pedro Paulo Funari e Ana Piñon dizem:
Outras visões antes consagradas têm sido criticadas, como a que afirma que nas sociedades caçadoras e coletoras ha necessariamente uma divisão de tarefas por sexo, ou seja, o homem é caçador e a mulher é quem faz a coleta, por isso, o homem e hierarquicamente superior à mulher. Essa imagem contradiz os resultados de estudos, tanto de comunidades indigenas vivas, como do passado, que mostram que, em muitas delas, as mulheres cabia múltiplas funções e não só as chamadas "domésticas". Eles revelam a existência de grupos indigenas em que a posição da mulher é proeminente. Basta lembrar que, quando chegaram ao Amazonas, os colonizadores encontraram mulheres guerreiras que chefiavam suas tribos e, por isso, deram a elas o nome das míticas lutadores gregas antigas "amazonas".
Reflita a respeito desse texto e responda às seguintes perguntas:
a) Que tipos de atividades tradicionalmente atribuidas aos homens eram praticadas pelas mulheres indigenas?
b) Que fator possibilita a renovação do conhecimento histórico e a descoberta de outras versões para uma mesma história?
c) No caso do estudo sobre as grupos indigenas brasileiros, que áreas do conhecimento têm um papel importante no avanço do conhecimento histórico?
Sagot :
Apreciamos sua contribuição. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e aprender coisas novas. Seu conhecimento é essencial para nossa comunidade. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos comprometidos em fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente em breve.