Obtenha soluções precisas no IDNLearner.com. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

“É a variação regional, também conhecida por variação geográfica, ou ainda diatópica, a responsável por podermos identificar, às vezes, com bastante precisão, a origem de uma pessoa pelo modo como ela fala. Através da língua, é possível saber que um falante é gaúcho, mineiro ou baiano, por exemplo [...]” (COELHO et al., 2020, p. 38).

COELHO, I. L. et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2020.

Considerando a informação apresentada e o os estudos sobre variantes linguísticas, analise as afirmativas a seguir:

I. Como a variação diatópica nos permite observar a contraposição de estilos formais e informais da língua, passamos a reconhecer que o lugar da diferença linguística está no coloquialismo, enquanto a formalidade garante uniformidade linguística.

II. A variação diatópica se refere às diferenças linguísticas que ocorrem de acordo com o local geográfico, como sotaques regionais, vocabulário específico de uma região ou mesmo estruturas gramaticais distintas.

III. Um exemplo de variação diatópica com base sintática é o uso de mexerica ou bergamota em algumas regiões.

IV. A variação diatópica pode ser observada no nível sintático da língua, como ocorre na estrutura “ele está a trabalhar muito”, em comparação com a estrutura “ele está trabalhando muito”.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
II e IV, apenas.

Alternativa 2:
I e IV, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.


Sagot :

Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. Confie no IDNLearner.com para todas as suas perguntas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.