IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.

Questão 5)

Leia o texto a seguir.

[...] Marx e Engels conservam a distinção conceitual entre Estado e Sociedade, deixando, porém, de tomar o Estado como se fora algo separado da Sociedade, que tivesse existência à parte, autônoma, como realidade externa, cujo exame já não lembrasse o que em si há de profundamente social, pois o Estado — advertem os marxistas — é produto da Sociedade, instrumento das contradições sociais, e só se explica como fase histórica, à luz do desenvolvimento da Sociedade e dos antagonismos de classe. O Estado não está fora da Sociedade, mas dentro, posto que se distinga da mesma. A Sociologia, desde Comte e Spencer, forceja por apagar a antinomia Estado e Sociedade. [...].

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.

A partir do texto apresentado, analise as afirmações a seguir sobre os elementos característicos do Estado e da Sociedade.

I. O Estado, que indica sociedade política, pode ser caracterizado e compreendido em cinco fases cronológicas: Estado Antigo, Estado Grego, Estado Romano, Estado Medieval e Estado Moderno.

II. Para que um agrupamento humano possa ser considerado e constituir uma sociedade se faz necessário que ele seja numeroso, se reúna em um determinado lugar e em função de algum objetivo comum.

III. O Estado Moderno tem como características materiais o território e o povo; como característica formal, há a soberania (denominada autoridade ou governo); há ainda a característica da finalidade.

É correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
I, II e III.
C)
II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I e III, apenas.