IDNLearner.com, sua plataforma para respostas detalhadas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.
A oferta monetária e a taxa de juros são relevantes no contexto econômico porque interligam e inter-relacionam a economia, tanto no presente quanto no futuro, por meio de seus efeitos e implicações na poupança e no investimento. Para o entendimento da ligação entre moeda, inflação e taxa de juros, é necessário distinguir as taxas de juros nominais e as reais. Fonte: MACHADO, Flávia Fernanda da Silva. Economia monetária. Indaial, SC: Arqué, 2023.
No que tange às taxas de juros nominais e reais, avalie as afirmativas a seguir:
I. A taxa de juros nominal corresponde à taxa com que a quantidade de moeda em uma conta-poupança, em um banco comercial, crescerá ao longo do tempo.
II. A taxa de juros real sinaliza a velocidade com que acontece, no transcorrer do tempo, o aumento do poder de compra de um montante em moeda.
III. Se a taxa de juros nominal for de 9,75% ao ano e a taxa de inflação de 3,50% ao ano, a taxa de juros real é de 13,25% ao ano.
IV. É possível estabelecer que a taxa de juros real é a soma entre a taxa de juros nominal e a taxa de inflação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Sagot :
Apreciamos sua dedicação. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade de aprendizado contínuo e enriquecedor. Respostas precisas estão a um clique no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.