IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.

Etapa 1: Diagnóstico e Levantamento de Resíduos Sólidos



Para realizar o gerenciamento de resíduos sólidos, é imprescindível realizar o levantamento de todos os resíduos, identificando o ponto de geração, características e classificação.



Neste sentido, complete a tabela abaixo, levantando os dados de pelo menos cinco (5) resíduos sólidos gerados na indústria de suco de laranja:



Resíduo

Quantidade média gerada

diariamente

Etapa de

geração

Classificação segundo NBR ABNT

10.004/2004

Para completar a tabela, realize uma pesquisa na internet ou utilize dados de uma empresa real. Considere desde os resíduos orgânicos gerados durante o processamento das frutas até as embalagens utilizadas para armazenamento e distribuição dos produtos. Lembre-se que os resíduos sólidos industriais são classificados segundo a Norma Técnica NBR ABNT 10.004/2004, em Resíduos Classe I – Perigosos, Resíduos Classe II A – Não perigosos e não inertes e Resíduos Classe II B – Não perigosos e inertes.



Etapa 2: Identificação de Alternativas e Tecnologias



Após compreender a natureza e o volume dos resíduos sólidos gerados em sua indústria, faça uma pesquisa sobre diferentes alternativas e tecnologias disponíveis para o gerenciamento dos resíduos citados na etapa anterior. Considere métodos de reciclagem (incluindo a compostagem), reutilização e disposição final







Resíduo

Alternativa 1

Alternativa 2