IDNLearner.com, onde a comunidade encontra soluções. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados.

A Psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo, pensado como objeto, é marcado por uma mente que pensa. A evolução da psicomotricidade no homem se dá de forma natural. Ela auxilia e capacita melhor o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. O corpo e o movimento constituem alicerces para o desenvolvimento da criança. No campo da Psicomotricidade, a relação, a vivência corporal e a linguagem simbólica são imprescindíveis. A psicomotricidade permite à criança viver e atuar no seu desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo.

​​A Psicomotricidade tem sido aplicada em diversas áreas ao longo dos anos, incluindo educação, saúde, reabilitação, contexto clínico e terapêutico, bem como esportivo e de performance. Sobre este assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. Na educação, a Psicomotricidade pode ser utilizada para promover o desenvolvimento psicomotor, auxiliando no aprendizado e na socialização.
II. Na saúde, pode ser utilizada para tratar diversas condições, como dificuldades de aprendizagem, problemas de coordenação motora, distúrbios de atenção, hiperatividade, transtornos do espectro autista, entre outros.
III. Na reabilitação, a Psicomotricidade pode ser utilizada para tratar diversos problemas, como ansiedade, depressão, estresse, pânico, entre outros.
IV. No contexto clínico e terapêutico, a Psicomotricidade pode ser utilizada para auxiliar pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou doença, como traumatismo craniano, acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outros.