IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Leia o texto a seguir.
Pelo que, começando, digo que as riquezas do Brasil consistem em seis coisas, com as quais seus povoadores se fazem ricos, que são estas: a primeira, a lavoura do aquicar a segunda, a mercancia: a terceira, o pau a que chamam do Brasil; e quarta, os algodões e madeiras: a quinta, a lavoura de mantimentos, a sexta s última, a criação de gados. De todas estas coisas o principal nervo a substánoia da riqueza da terra é a lavoura dos acúcares.
© fragmento acima, datado de 1618, é significativo ao mencionar as atividades econômicas do Brasil colonial s ao apontar a "avoura dos acúcares" como a principal.
Com base no texto a nos conhecimentos históricos sobre a economia no Brasil colonial, é correto afirmar que:

A. A riqueza dos colonos que atuavam na pecuária era muito próxima daquela constituída pelos senhores de engenho.

B. O Pau- Brasil foi a atividade sobre a qual se sustentou a colonização portuguesa desde os primeiros contatos dos lusitanos com o território.

C. O comércio estava restrito a venda da produção açucareira para os portugueses, inexistindo o comércio interno.

D. A produção açucareira, assentada no minifúndio, constituiu elemento de riqueza e de distinção social aos senhores de engenho.

E. Os colonos envolvidos com a produção de açúcar estavam entre os homens mais ricos da sociedade da época.