Obtenha respostas rápidas e confiáveis no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

O planejamento estratégico é a metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente interno e externo, onde estão os fatores não controláveis e o que deve ser feito para transformar as aspirações em realidade. A ferramenta estratégica adequada para a análise do ambiente organizacional e sua definição é:

A)Proin – controle interno da fase analítica

B)O modelo 4Ps que observa quatro pontos fundamentais: o produto, o preço, a praça e a promoção

C)Proex- controle externo da fase analítica

D)Análise SWOT – para o mapeamento de forças, fraquezas do ambiente interno à organização e oportunidades e ameaças do ambiente externo

E)Braisntorming – para a extração de informações do ambiente organizacional por meio de análise documental.


Sagot :

Resposta:

A ferramenta estratégica adequada para a análise do ambiente organizacional e sua definição é:

**D) Análise SWOT – para o mapeamento de forças, fraquezas do ambiente interno à organização e oportunidades e ameaças do ambiente externo.**

A Análise SWOT é amplamente utilizada no planejamento estratégico para entender os fatores internos e externos que podem impactar uma organização. Ela ajuda a identificar pontos fortes (Strengths) e fraquezas (Weaknesses) internas,

Explicação:

A ferramenta estratégica adequada para a análise do ambiente organizacional e sua definição é:

D) Análise SWOT – para o mapeamento de forças, fraquezas do ambiente interno à organização e oportunidades e ameaças do ambiente externo.

A Análise SWOT é uma ferramenta amplamente utilizada no planejamento estratégico para avaliar o ambiente organizacional, tanto interno quanto externo. Aqui está o motivo pelo qual a Análise SWOT é a resposta correta:

Análise SWOT:

  • Forças (Strengths): Aspectos positivos internos que a empresa possui,  como recursos, capacidades, ou vantagens competitivas.
  • Fraquezas (Weaknesses): Aspectos negativos internos que podem dificultar o desempenho da empresa.
  • Oportunidades (Opportunities): Fatores externos que a empresa pode explorar para obter vantagens.
  • Ameaças (Threats): Fatores externos que podem representar desafios ou riscos para a empresa.

Esta ferramenta ajuda a organização a identificar suas capacidades internas e como elas podem ser alinhadas com as oportunidades externas, ao mesmo tempo em que gerencia suas fraquezas e protege-se contra ameaças externas. A Análise SWOT é fundamental para a formulação de estratégias que visam a alcançar os objetivos da empresa em um ambiente dinâmico e competitivo.

As outras opções não são tão adequadas para a análise completa do ambiente organizacional:

A) Proin – controle interno da fase analítica: Não é uma ferramenta comum de análise estratégica do ambiente organizacional.

B) O modelo 4Ps: Focado no marketing mix (produto, preço, praça, promoção) e não na análise estratégica ampla do ambiente.

C) Proex – controle externo da fase analítica: Também não é uma ferramenta comum de análise estratégica do ambiente organizacional.

E) Brainstorming: Método criativo para geração de ideias, não para análise sistemática do ambiente organizacional.

Portanto, a Análise SWOT é a metodologia apropriada para a análise do ambiente organizacional e para ajudar a definir as estratégias da empresa.