IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos e precisos. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes.

Utilizada primeiramente como argumento político e ideológico, a autodeterminação dos povos só foi verdadeiramente encampada pela ordem internacional a partir da Segunda Guerra Mundial, num intento de deslegitimar a ocupação territorial e legitimar o processo de insurgência através dos Movimentos de Libertação Nacional do jugo colonial.

SMOLAREK, Adriano Alberto; MIRANDA, João Irineu de Resende. A autodeterminação dos povos na corte internacional de justiça: aproximações possíveis às opiniões consultivas sobre o sudoeste africano e o Saara ocidental. Seqüência, Florianópolis, VOL. 42, N. 89, 2021, p. 1-29, p. 2.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as opções que abordam os princípios da autodeterminação dos povos e da não intervenção.


( ) Autodeterminação é o direito que os povos possuem de, através de seu autogoverno, poder agir de acordo com os seus interesses, sem qualquer interferência ou ingerência de outros povos. Está intimamente ligado à soberania e à independência nacional.

( ) A soberania e a independência nacional, respaldam a ideia de que nenhuma nação poderá interferir ou fazer qualquer ingerência nos assuntos de outra, quer nos aspectos internos ou nos externos.



( ) As grandes potencias, por sua condição especial, podem intervir em outras nações, não apenas para preservar a ordem internacional, mas também seus próprios interesses





( ) O princípio da não intervenção perde efeito quando um país assina uma Acordo de Livre Comércio. Isso é necessário, pois a ameaça de intervenção é uma garantia para o cumprimento do acordo.