Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas do conhecimento.
(URCA/2021 - Adaptada) - "É importante assinalar que é no âmbito do movimento de Reconceituação e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas a fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social". (YAZBEK, M. C. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: CFESS, ABEPSS, 2009. p. 143-164.). Aponte a tendência teórico-metodológica que se tornou relevante para a produção do conhecimento e formação do profissional do Serviço Social a partir dos anos de 1980. A A corrente teórica de Edmund Hussel e a sua problematização do cotidiano vinculado ao poder subjetivo. B Émile Durkheim com as suas abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, da hegemonia, da cultura e das classes subalternas. C Como matriz teórico-metodológica, a corrente Marxista tornou-se hegemônica na produção do conhecimento do Serviço Social. D A doutrina católica e a sua concepção acerca das "experiências divinas". E O funcionalismo tornou-se referência analítica no Serviço Social nos anos de 1990.
Sagot :
Apreciamos cada contribuição que você faz. Continue compartilhando suas experiências e conhecimentos. Juntos, alcançaremos novos níveis de sabedoria. Obrigado por confiar no IDNLearner.com com suas perguntas. Visite-nos novamente para respostas claras, concisas e precisas.