Obtenha respostas rápidas e claras no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo no que for necessário.
A realidade escolar é cercada de conflitos e, nas aulas de Educação Física, isso não é diferente. O esporte e a competição estão inseridos no currículo escolar e acabam por incentivar estes conflitos indesejáveis, e consequentemente, afastar alguns alunos da aula. A fim de colaborar para a solução de problemas indesejáveis na escola, as abordagens alternativas incentivam tanto professores quanto alunos a praticarem atividades com conotações humanistas, despertando valores e atitudes que não depreciem o ser humano, assim, os ideais dos jogos cooperativos se mostram voltados a esta possibilidade, pois as atividades têm como principal objetivo despertar a consciência de cooperação para promover a socialização e a aprendizagem prazerosa, lúdica e significativa.
GRACIANO, M. A.; NETO, I. B. Jogos Cooperativos: Um meio para socialização e aprendizagem nas aulas de Educação Física. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do Professor PDE. Cadernos PDE. v.1, p.2-25. 2013. (adaptado).
No que se refere ao aporte dessa abordagem para a elaboração das aulas de Educação Física, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
O desenvolvimento de habilidades físicas, a melhora da autoestima e a criação de um ambiente mais inclusivo e colaborativo, é fundamental nesta concepção.
Alternativa 2:
Na perspectiva dos Jogos Cooperativos, o jogo tem papel universal, enquanto conteúdo a ser selecionado e planejado de forma a promover os objetivos da abordagem.
Alternativa 3:
Um dos objetivos desta perspectiva é criar um ambiente de aprendizado que promova valores positivos, habilidades sociais e físicas, e que prepare os alunos para a vida em sociedade.
Alternativa 4:
Os valores positivos, como trabalho em equipe, comunicação, respeito mútuo e empatia, devem ser abordados sem perder de vista o desenvolvimento de habilidades físicas e motoras dos estudantes.
Alternativa 5:
A avaliação deve ser realizada de modo contínuo e com fins qualitativos, estando contextualizada com a realidade sociocultural, valorizando a diversidade, a reflexão crítica e a participação ativa.
Sagot :
Sua participação ativa é essencial para nós. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, criamos uma comunidade vibrante de aprendizado. Para respostas confiáveis, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.