Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade de pessoas dispostas a ajudar. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.
O debate sobre a adoção de políticas de ação afirmativa (AA) no ensino superior público, sobretudo aquelas racialmente orientadas, vem, desde a última década, dividindo opiniões no Brasil. O debate acadêmico tem apresentado dois bem marcados discursos: um em favor das AA raciais, defendendo a diversidade cultural nas universidades e a democratização do ensino superior; e outro, contrário, que se posiciona em defesa da manutenção de políticas universalistas, argumentando que as AA raciais ferem nossa tradição de mestiçagem e trarão como consequência a racialização da sociedade.
A partir do texto apresentado, analise as afirmações a seguir.
I. O mito da democracia racial estabelece que todos são iguais e miscigenados, define que não existem preconceitos raciais e que, em virtude disso, não são necessárias medidas de combate a desigualdades.
II. O mito da democracia racial busca silenciar os movimentos sociais negros, em defesa de direitos e em busca de igualdades, afirmando que somos um só povo, uma só nação, da mistura entre diferentes povos, negro, índio e o europeu, e que, então, seriam desnecessárias políticas de combate à discriminação e desigualdades estabelecidas por questões raciais.
III. O mito da democracia racial propõe a reparação de danos à sociedade marcada por desigualdades sociais estabelecidas pela questão racial. Assim, acredita-se que as cotas nas universidades e concursos públicos são um importante meio de permitir que essa parcela da população acesse esses espaços equitativamente.
É correto o que se afirma em
A) II e III, apenas.
B) I, II e III.
C) I e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) II, apenas.
Sagot :
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Suas perguntas encontram respostas no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções precisas e confiáveis.