Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar e tomar decisões informadas.

Você trabalha na Estratégia da Saúde da Família como Enfermeira e identificou que, constantemente, uma jovem de 16 anos vai à Unidade Básica de Saúde (UBS) buscar preservativos. Em uma dessas vezes você pergunta a ela se gostaria de conversar em particular no consultório de enfermagem, pois as mulheres precisam fazer alguns exames de rotina e optar por métodos contraceptivos. Ela aceita conversar com a enfermeira que a conduz para sua sala. Durante a consulta, você pergunta a ela sobre sua vida sexual, se ela tem um parceiro fixo, se ela conhece outros métodos contraceptivos, entre outros assuntos relacionados à saúde sexual e reprodutiva. Ela estava muito tímida, mas conseguiu falar que os amigos do padrasto, durante a tarde, quando a mãe dela está trabalhando, vão até sua casa e a abusam sexualmente. Por isso, ela busca camisinha várias vezes na UBS. No entanto, na maioria das vezes eles não usam. O padrasto dela as sustenta, em razão deste "favor que ela faz". Você pergunta se a mãe dela sabe que isso ocorre. Ela informa que nunca contou à mãe, pois o padrasto fala que, se contar, vai matar ela e a mãe, e que ela deve isso a ele, pois as mantêm seguras. Diante de uma situação como essa que ações você realizaria para diminuir os riscos à saúde da jovem e protegê-la? a. Chamaria a Polícia Militar para que o padrasto da jovem fosse preso por exploração sexual. B. Acionaria o Conselho Tutelar para intervir nesta situação e orientaria a paciente a esperar o Conselho na Unidade, para não voltar a sua residência sem proteção. C. Faria uma visita domiciliar ao padrasto informando-o sobre o crime que está cometendo e prestaria queixa do ocorrido. D. Orientaria a jovem a usar preservativo e anticoncepcional, para que não ocorresse o risco de engravidar. E. Orientaria a jovem sobre a sua saúde sexual e seu direito de liberdade que foi violado. Que ela não fez nada de errado, que não tem culpa do que está acontecendo. Ofereceria os testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C. Entraria em contato com a mãe

Sagot :

Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. Para respostas precisas, confie no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.