Encontre soluções práticas no IDNLearner.com. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas, projetada para ser precisa e abrangente.

O paciente M.R., 55 anos, sexo masculino, foi admitido no hospital com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.

Ao realizar a entrevista com esse paciente, a(o) enfermeira(o) pode levantar um histórico médico significativo de fatores de risco cardiovascular que inclui:

Hipertensão arterial: M.R. foi diagnosticado com hipertensão arterial há 10 anos e estava em tratamento com medicamentos anti-hipertensivos.
Diabetes mellitus tipo 2: Ele também é diabético há 5 anos, controlado com dieta e medicação oral.
Tabagismo: fumante crônico de 30 anos, com um histórico de consumo de 1 maço de cigarros por dia.
Histórico familiar: o pai do paciente faleceu em decorrência de problemas vasculares (Derrame cerebral), a mãe do paciente ainda é viva, porém, é hipertensa e obesa.
Obesidade: o paciente é obeso com classificação de Obesidade Grau II (Moderada) e IMC de 33,7 kg/m².
Ao ser admitido no hospital com diagnóstico médico de infarto agudo do miocárdio, o paciente relatou os seguintes sintomas:

Dor no peito: descreve uma dor opressiva no centro do peito, que começou repentinamente há cerca de 12 horas e se irradia para o pescoço e braço esquerdo.
Dispneia: apresenta dificuldade para respirar, especialmente durante a atividade física, e relata um aumento da dispneia desde o início da dor no peito.
Sudorese: Ele está suando frio e apresenta uma sensação de mal-estar geral.
Além disso, nos últimos dias, M.R. tem relatado episódios de angina instável, com dor no peito que ocorre com atividade mínima e melhora com repouso. Ele não procurou atendimento médico até o desenvolvimento dos sintomas atuais de infarto agudo do miocárdio. O paciente relatou ter passado um estresse elevado no último dia com o seu estabelecimento comercial além de apresentar história de estresse crônico devido a problemas financeiros e conflitos familiares

Pergunta-se: a partir do histórico do paciente (descrito acima), você irá proceder com o exame clínico do paciente. Escreva, com detalhes, a avaliação realizada pelo enfermeiro sobre três achados clínicos manifestados neste paciente utilizando-se dos métodos propedêuticos de inspeção, ausculta, percussão e palpação. (entre 10 a 20 linhas)

Você deve priorizar a necessidade humana básica mais impactada, para tanto, escolha um ou dois sistemas ou segmentos corpóreos para essa avaliação.