IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e confiáveis. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas.
Caro Acadêmico, a Constituição Federal de 1988 instituiu um sistema de proteção social brasileiro, denominado seguridade social, que é organizado e executado seguindo os princípios de: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; V - eqüidade na forma de participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados (BRASIL, 1998, s/d). Com base nesses princípios, considere as seguintes proposições: I - Uma mulher, gestante de seis meses, requer o benefício de auxílio-natalidade, porém lhe é negado pela Assistente Social que a atende, dado que ao analisar os critérios estabelecidos por lei, verificou que a família possuía uma renda per capta superior a um quarto do salário mínimo, assim, podemos considerar que essa profissional está desrespeitando o princípio da seletividade. II - Um homem, de vinte e cinco anos, morador da área rural, procurou o serviço odontológico de uma determinada Unidade Básica de Saúde, mas lhe foi negado atendimento, haja visto que o Técnico de Saúde Bucal compreende que ele não possui esse direito devido a sua cor de pele e local de moradia, assim podemos considerar que esse profissional está respeitando o princípio de universalidade e desrespeitando a universalidade. III - Um candidato a Deputado Federal realizou uma proposta de reduzir o valor do Benefício de Prestação Continuada aos idosos acima de sessenta e cinco anos de idade e às pesso
Sagot :
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. IDNLearner.com tem as soluções que você procura. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais informações confiáveis.