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Case tinha vinte e quatro anos. Aos vinte e dois era um cowboy, cowboy fora da lei, um dos melhores no Sprawl. Ele havia sido treinado pelos melhores, McCoy Pauley e Bobby Quine, lendas do negócio. [...] Ladrão que trabalhava para outros ladrões, mais ricos, empregadores que forneciam o software exótico necessário para penetrar as muralhas brilhantes de sistemas corporativos, abrindo janelas para fartos campos de dados. Ele havia cometido o erro clássico, aquele que jurou jamais cometer. Roubou de seus empregadores. Guardou uma coisa para si e tentou repassá-la por um receptador em Amsterdã. Até hoje ele não sabia ao certo como havia sido descoberto, não que isso importasse agora. Na época, achou que fosse morrer, mas eles apenas sorriram. Claro que estava tudo bem, disseram a ele, estava tudo bem ele ficar com a grana. Ele ia precisar. Porque – ainda sorrindo – iam se certificar de que o cowboy nunca mais trabalhasse. Danificaram seu sistema nervoso com uma micotoxina russa dos tempos da guerra. [...]
GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2010. (adaptado)
A utilização da 3ª pessoa do plural no texto anterior, a exemplo das expressões destacadas, tem efeito de
A-indeterminação do protagonista.
B-revelação dos inimigos do protagonista.
C-ênfase nos inimigos durante toda a narrativa.
D-ocultação dos verdadeiros inimigos do protagonista.
Sagot :
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