Explore o IDNLearner.com e encontre respostas para suas perguntas sobre diversos temas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.

Acerca da representatividade de negras e negros nos materiais didáticos brasileiros, quem vêm sistematicamente apresentando esses indivíduos de forma subalterna, e havendo uma mudança recente a partir de um olhar mais crítico que a sociedade vem construindo a respeito da negação de preconceitos, discriminações e racismos, é possível afirmar que: I. Os livros didáticos mais vendidos entre os anos de 1997 e 2012 representavam o negro diante de um processo de exclusão por não ter tido reparação alguma por parte do Estado, fazendo o mínimo para se manter e sobreviver, por ter sofrido pelos séculos a que foi submetido ao jugo da escravização. II. A falta de representatividade de diferentes grupos raciais nos livros didáticos resulta na reprodução de estereótipos e na marginalização. III. As representações de negras, negros e indígenas diferia muito das percepções iniciais, gerando repulsa e exclusão, pois os objetos colocados em nossa consciência, relacionada com a ideologia do recalque das diferenças, transforma

negras, negros e indígenas em seres estigmatizados, tornando-os seres estranhos e nada familiares. Assinale a alternativa correta:

Apenas a I está correta.

Apenas a II está correta.

Apenas a III está correta.

I, II e III estão corretas.

II e III estão corretas.

Código da questão: 77848