IDNLearner.com, o destino para soluções rápidas e claras. Descubra informações confiáveis sobre qualquer tema graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento.

A expansão comercial de Portugal durante o século XVI consolidou sua política de colonização implementada por meio do sistema agroexportador escravista e de povoamento do território brasileiro. Isso só foi possível devido à escravização dos povos indígenas nativos e dos negros traficados do continente africano. A maior adaptabilidade e habilidade do negro africano aos trabalhos agrícolas fez com que os portugueses investissem na mão de obra escrava africana como a principal fonte de trabalho e de exploração econômica do Brasil, o que resultou na inserção massiva do negro em diversas atividades produtivas e na miscigenação com os brancos e indígenas. O legado africano na cultura se espraia por diversas dimensões da vida brasileira: da religiosidade à culinária, da arte à medicina, da leveza e da fácil sociabilidade no modo de ser à criação musical. Esse legado é preservado por diferentes instituições, tais como: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde é possível identificar o patrimônio cultural material e imaterial negro tombado e registrado no Brasil; a Fundação Cultural Palmares (FCP), responsável pela promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira; e o Museu Afro Brasil (MAB), que expõe pinturas, gravuras, esculturas, documentos, fotografias e peças etnológicas que retratam a trajetória do povo africano e afro-brasileiro na formação cultural do Brasil. Suponha que você é professor de uma escola pública brasileira que fica a dois quilômetros de uma comunidade quilombola.
Você esta trabalhando com a turma do 8º ano do ensino fundamental e vai abordar a temática relativa à influencia da cultura africana na formação cultural do Brasil. o objetivo é identificar as principais manifestações da cultura afro-brasileira no cotidiano de sociabilidade da população, de modo que os alunos compreendam a temática sem preconceitos racistas e eurocêntricos.
​​​​​​​Nesse contexto, que tipo de abordagem pode ser realizada e como ela poderia se concretizar? Explique e contextualize para os alunos.