Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade que compartilha conhecimento. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste constituem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ainda que o português seja a língua oficial desses nove países, o seu estatuto, em termos funcionais, varia muito, sendo em alguns, língua de socialização inicial da maioria da população (Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe), em outros, língua veicular maioritária (Angola e Moçambique)50, e ainda em outros, minoritária (Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste) (FEYTOR PINTO; MELO-PFEIFER, 2018, p. 11-12) ou apenas oficial do ponto de vista formal (Guiné Equatorial) (CORREIA, 2019, p. 125). Essa diferença de estatuto funcional da língua portuguesa nos países da CPLP, ao mesmo tempo em que revela o caráter multilíngue dos países51, traz alguns desafios importantes para a área de PLA. Como exemplo, podemos citar o trabalho em universidades brasileiras que acolhem estudantes Pré-PEC-G provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Timor-Leste. Com seus complexos contextos linguísticos, sociais e históricos, é possível encontrar alunos com nível básico em PLA, apesar de o português possuir estatuto de língua oficial. Também entendemos como desafios da área a atuação de profissionais de PLA em CCB, NEB e Leitorados brasileiros nesses países. Nesse sentido, defendemos que não podemos nos eximir de nos envolvermos, como área, também com essas questões. " (Adaptado de: BULLA, KUHN, 2020, p. 17)

Sagot :

Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. Encontre as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.