Junte-se ao IDNLearner.com e acesse uma mina de conhecimento. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados.

O processo seletivo é uma etapa muito importante para minimizar impactos na sustentabilidade das empresas, afinal sabe-se que ter time de alta performance acelera os processos organizacionais e criam um círculo virtuoso com atração de talentos. Por isso é necessário atentar-se ao perfil de quem realiza a seleção dos candidatos. Segundo Banov (2012), é muito importante definir as competências, habilidades e aptidões necessárias, assim como conhecer as armadilhas que envolvem a profissão do indivíduo que é responsável por esta etapa no processo de contratação. A autora Banov (2012) quanto Dessler (2003) relatam algumas “armadilhas” ou erros comuns que podem acontecer durante as entrevistas e ao longo do processo de seleção.


Fonte: BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e competências. - 3. ed. - São Paulo: Atlas, 2012.


Considerando as explicações contidas no material de estudo com relação ao tema armadilhas no processo de seleção, avalie as afirmações a seguir:


I. Ênfase na subjetividade: é uma das armadilhas que pode deixar o recrutador deixar se levar pela simpatia e não pelos fatores objetivos ligados às necessidades da vaga.

II. Armadilha do Desconhecimento do cargo: não saber exatamente o que o cargo exige e que tipo de candidato é mais adequado pode fazer o selecionador se guiar por estereótipos do que o recrutador achar que seja um bom candidato. Embora o selecionador não precise conhecer em profundidade as competências e requisitos humanos necessários ao bom desempenho do cargo.

III.Confundir o melhor candidato com o candidato mais qualificado para o cargo também é uma armadilha comum, por isso é preciso lembrar que nem sempre o melhor candidato é o mais indicado para o cargo em questão. As competências de uma pessoa podem estar aquém ou além do que se necessita, dependerá da posição a ocupar.

IV. Efeito halo: é a tendência a atribuir características positivas, sem bases objetivas, a pessoas que tiveram resultados positivos, da mesma forma no caso negativo. As crenças e valores do selecionador podem levá-lo a uma distorção na percepção do candidato apegando-se a uma característica positiva ou negativa deste, neutralizando os demais e o levando a cair nesta armadilha voltada para sua percepção.


É correto o que se afirma em: