Obtenha respostas relevantes para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados em diferentes áreas do conhecimento.

É praticamente impossível não ocorrer contaminação cruzada em um estabelecimento se nele existirem diversas fontes de contaminação, e os resíduos nele produzidos não forem adequadamente tratados. Para tanto é necessário adotar medidas apropriadas para a remoção e o armazenamento dos resíduos produzidos nos estabelecimentos, evitando o seu acúmulo nas áreas de manipulação e armazenamento de alimentos, assim como nas áreas vizinhas. Muitos estabelecimentos adotam procedimentos diferenciados com relação aos resíduos - além de serem separados entre papéis, plásticos, vidros e resíduos orgânicos, os resíduos são armazenados sob refrigeração e coletados por caminhões de coleta seletiva. Fonte: TONDO, Eduardo Cesar & BARTZ, Sabrina. Microbiologia e Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos. Porto Alegre. Editora Sulina. 2014. Após a leitura do texto acima e de posse do conhecimento adquirido nas aulas, é possível compreender que: I - O estabelecimento deve dispor de recipientes íntegros, de fácil higienização e em número e capacidade suficientes para conter os resíduos originados na produção. II - Os resíduos devem ser coletados frequentemente e estocados em local fechado e isolado da área de preparação e armazenamento dos alimentos, evitando focos de contaminação e atração de vetores e pragas urbanas. III - Os recipientes para armazenamento dos resíduos devem ser dotados de sacos plásticos e não podem ter acionamento manual, devendo ser higienizados pelo menos uma vez por mês.

Sagot :

Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Sua participação é chave para nosso crescimento. Não se esqueça de voltar e compartilhar mais de seus conhecimentos e experiências. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.