Participe do IDNLearner.com e encontre respostas comunitárias. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais qualificados.

Leia o fragmento seguinte, retirado de "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e veja um vídeo da série "The Lizzie Bennet Diaries" para responder às questões 1 e 2.



TEXTO 1

Devido à falta de pares, Elizabeth Bennet fora obrigada a ficar sentada durante duas danças; e parte desse tempo ela o passou suficientemente próxima ao Sr. Darcy para ouvir uma palestra entre ele e o Sr. Bingley. Este último, que acabara de dançar, vinha animar o amigo a imitá-lo.

— Venha, Darcy — disse ele —, você precisa dançar. Incomoda-me vê-lo aí sozinho, de um modo tão estúpido. Seria muito melhor que você dançasse.

— Por coisa alguma deste mundo; bem sabe como eu detesto dançar, a não ser conhecendo intimamente o meu par. Numa festa como esta seria insuportável. Suas irmãs estão ocupadas e não existe outra mulher na sala com quem eu dançaria sem sacrifício.

— Jamais eu seria tão exigente — exclamou Bingley —; palavra de honra, eu nunca encontrei tantas moças interessantes na minha vida... E você está vendo que algumas são excepcionalmente belas!

— Você está dançando com a única moça realmente bonita que existe nesta sala — disse O Sr. Darcy, olhando para a mais velha das irmãs Bennet.

— Oh, é a mais bela moça que já vi na minha vida, mas bem atrás de você está uma das suas irmãs, que é muito bonita e agradável. Deixe-me pedir ao meu par que o apresente a ela?

— Qual? — perguntou ele, voltando-se e detendo um momento a vista em Elizabeth até que, encontrando os seus olhos, desviou os seus e disse, friamente:

— É tolerável, mas não tem beleza suficiente para tentar-me. Não estou disposto agora a dar atenção a moças que são desprezadas pelos outros homens. É melhor você voltar ao seu par e se deliciar com os seus sorrisos, pois está perdendo tempo comigo.

O Sr. Bingley seguiu o conselho. O Sr. Darcy se afastou e os sentimentos de Elizabeth para com ele não permaneceram muito cordiais. No entanto, ela contou a história com muita graça às suas amigas, pois era de espírito alegre e brincalhão e se deleitava com tudo o que era ridículo.

2 A figura da mãe casamenteira de Elizabeth Bennet é quase caricatural, tanto no livro quanto em boa parte das adaptações de "Orgulho e Preconceito", na medida em que ela representa uma parcela da sociedade que vê o casamento como a solução de todos os problemas femininos.
No caso do vlog, de que maneira Lizzie mostrou, para a sua audiência, o ridículo comportamento da Sra. Bennet?

A) Ela levou a própria mãe para participar do vídeo e contar para todos que ver Jane dançar com Bing Lee foi mais emocionante do que ver o nascimento de suas filhas.
B) Ela mostrou áudios de uma conversa embaraçosa entre sua mãe e Jane, na qual sua mãe já queria definir os nomes dos netos que Jane e Bing Lee dariam para ela.
C) Ela mostrou trechos de um e-mail em que sua mãe afirmava que ver Jane dançando com Bing Lee foi o momento mais feliz de sua vida.
D) Ela levou a própria Jane para participar do vídeo e contar, aos telespectadores, todos os detalhes da vergonha que sua mãe a fez passar.
E) Ela vestiu um chapéu e usou joias exageradas, interpretando ironicamente o comportamento de sua mãe, reproduzindo suas falas.