Descubra respostas especializadas no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Sabe-se que o Valor Atual Líquido - VAL, é o valor presente relacionada aos fluxos de caixa futuros e o valor inicial aplicado; o Payback, por outro lado, é o período de recuperação do capital investido. A Taxa Interna de Retorno - TIR é a taxa de juros medida na operação de investimento, que deve ser comparada com o custo do capital, para fins de comprovação da viabilidade de investimento.



Considerando as definições acima expostas, leia com atenção as alternativas a seguir e marque aquela que possui as informações corretas:


Payback é a mesma coisa que o VPL, e o seu cálculo se dá com a utilização da fórmula VAL = VPL + ILI.


PbE (Payback Efetivo): consiste no cálculo do VPL – Valor Presente Líquido do investimento, logo após, no cálculo do SCM – Saldo de Caixa Médio e deste, por fim, o prazo de recuperação do investimento, conforme fórmulas: VPL = VAL + ILI, SCM = VPL / VUP e PbM = ILI / SCM.


PbE (Payback Efetivo): consiste em localizar a média de tempo em relação ao investimento realizado.


PbM (Payback Médio): consiste em diminuir do ILI – Investimento Líquido Inicial, o VPL – Valor Presente Líquido de cada SC – Saldo de Caixa, individualmente, até que seja zerado o resultado. Neste ponto, teremos o retorno efetivo do investimento analisado.


PbE (Payback Efetivo): consiste em diminuir do ILI – Investimento Líquido Inicial, o VPL – Valor Presente Líquido de cada SC – Saldo de Caixa, individualmente, até que seja zerado o resultado. Neste ponto, teremos o retorno efetivo do investimento analisado.