Obtenha respostas detalhadas para suas perguntas com o IDNLearner.com. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

Para o entendimento da Educação Especial no Brasil no momento atual, faz-se importante realizar um rastreamento histórico procurando resgatar os diferentes momentos vivenciados, objetivando compreender os fatos que influenciaram na prática do cotidiano escolar as conquistas alcançadas pelas pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais.



MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. História, deficiência e Educação Especial. Uberlândia: UNIMEP, 2003.



Com base no texto, no que diz respeito à história da Educação Especial, avalie os itens a seguir.



I. Alguns estudiosos da área da Educação Especial identificam quatro estágios no desenvolvimento do atendimento às pessoas que apresentam deficiências: 1) Negligência; 2) Institucionalização; 3) Desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas; 4) Integração social.



II. As concepções de deficiência mental, em cada época, dissociam-se das expectativas sociais daquele momento histórico.



III. A efetivação de uma prática educacional inclusiva não será garantida por meio de leis, decretos ou portarias que obriguem as escolas regulares a aceitarem os alunos com necessidades especiais; a escola deve estar preparada para dar conta de trabalhar com os alunos que chegam até ela, independentemente de suas diferenças ou características individuais.



É correto o que se afirma em

A)
I e III, apenas.

B)
II, apenas.

C)
II e III, apenas.

D)
I, II e III.

E)
I, apenas.