Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade que compartilha conhecimento. Descubra uma ampla gama de temas e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade, sempre disponíveis para você.

Os indicadores de saúde são parâmetros utilizados internacionalmente ou nacionalmente para verificar a situação de saúde de populações, sob o ponto de vista sanitário, permitindo a comparação com parâmetros estabelecidos, ou entre regiões e períodos, assim como com o intuito de mudar uma situação presente julgada insatisfatória. A escolha de um indicador de saúde para a interpretação de uma situação de saúde requer muitos aspectos metodológicos, éticos e operacionais. Um indicador deve medir e representar o fenômeno considerado, ou seja, ele deve quantificar o fenômeno e ser capaz de discriminar corretamente o evento dos outros.

Fonte: ​DEMARCHI, Izabel Galhardo; CHATALOV, Renata Cristina Souza. Bioestatística e Epidemiologia. Maringá-PR: Unicesumar, 2021.

​Considerando os indicadores de saúde e a vigilância epidemiológica, analise as afirmativas abaixo.

I. O indicador de mortalidade não é mais utilizado devido a sua difícil operacionalização e padronização nos diferentes territórios.
II. O mais importante sistema de informações do SUS alimentado pelas Vigilâncias Epidemiológicas, é o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
III. A taxa de letalidade de uma doença é definida pelo número de pessoas que morrem por esta doença dividido pelo número de pessoas com a doença no ano.
IV. As fontes de dados podem ser primárias, quando obtidas por meio eletrônico por exemplo, ou secundárias, quando são obtidas diretamente dos indivíduos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.