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Ocorre saudar favoravelmente a atenção crescente à qualidade de vida e à ecologia, que se registra sobretudo nas sociedades mais avançadas, nas quais os anseios das pessoas já não estão concentrados tanto nos problemas da sobrevivência, mas, sobretudo, na procura de um melhoramento global das condições de vida. Particularmente significativo é o despertar da reflexão ética acerca da vida: a aparição e o desenvolvimento cada vez maior da bioética favoreceu a reflexão e o diálogo — entre crentes e não crentes, como também entre crentes de diversas religiões — sobre problemas éticos, mesmo fundamentais, que dizem respeito à vida do homem.

(JOÃO PAULO II. Encíclica Evangelium Vitae. Disponível em: http://w2. Vatican. Va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/. Acesso em: 19 ago. 2022 (adaptado)).



Na perspectiva abordada no texto, o diálogo interdisciplinar de temas referentes à vida humana demonstra que:







a)os problemas apresentados à bioética são essencialmente científicos e, por isso, o diálogo com as religiões é irrelevante, de modo que ocorrem, no âmbito da bioética, apenas intervenções nas ciências naturais, como a biologia, a ecologia, a química, a física, a biotecnologia e outras áreas afins.







b)a bioética inclui no seu campo de ação algumas práticas diretamente relacionadas à defesa da saúde e da vida do ser humano contra os atentados modernos que as ameaçam, o que tem sido objeto de particular atenção por parte das Igrejas, que, por isso, procura participar do debate público que envolve questões dessa natureza.

as instituições religiosas discutem explicitamente alguns temas como a sexualidade, a procriação humana e a contracepção, mas as técnicas de procriação artificial e as intervenções sobre os embriões humanos, originados de experimentos científicos, estão fora do seu âmbito de interesse.

a ecologia desempenha um papel importante na sociedade contemporânea, mas a bioética demonstra uma superioridade em relação a ela, pelo respeito incondicional a toda vida humana ameaçada, sobretudo dos mais inocentes e desprotegidos.

o diálogo entre crentes e não crentes está centrado no valor e no caráter inviolável de toda vida humana, com a especificidade de que os crentes compreendem o sentido existencial da vida à luz da fé e da Palavra de Deus, sem atribuir importância à autoridade científica.







c)as instituições religiosas discutem explicitamente alguns temas como a sexualidade, a procriação humana e a contracepção, mas as técnicas de procriação artificial e as intervenções sobre os embriões humanos, originados de experimentos científicos, estão fora do seu âmbito de interesse.







D)a ecologia desempenha um papel importante na sociedade contemporânea, mas a bioética demonstra uma superioridade em relação a ela, pelo respeito incondicional a toda vida humana ameaçada, sobretudo dos mais inocentes e desprotegidos.







e)o diálogo entre crentes e não crentes está centrado no valor e no caráter inviolável de toda vida humana, com a especificidade de que os crentes compreendem o sentido existencial da vida à luz da fé e da Palavra de Deus, sem atribuir importância à autoridade científica