IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras e concisas. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.
QUESTÃO 01 O Romantismo Brasileiro se divide em três gerações. Faça uma análise dos textos a seguir, destacando, nos poemas, as principais caracteristicas, o maior representante e o que exemplifica cada geração. Em seguida, classifique os pronomes destacados Minha terral E vendo os vales e os montes E a pátria que Deus nos deu, Possamos dizer contentes: Tudo isto que vajo é meu! O Navio Negreiro Stamos em pleno mar Doudo no espaço Brinca o luar dourada borboleta; E as vagas após gle correm... cansam Como turba de infantes inquieto Stamos em pleno mar... Do firmamento Os astros saltam como espumas de ouro. O mar em troca acende as ardentias, Constelações do líquido tesouro... 'Stamos em pleno mar. Dois infinitos All se estreitam num abraço insano, Azuis, dourados, plácidos, sublimes. Qual dos dous é o céu? qual o oceano?... 'Stamos em pleno mar Abrindo as velas Ao quente arfar das virações marinhas, Veleiro brigue corre à flor dos mares, Como roçam na vaga as andorinhas.... Meu este sol que me aclara, Minha esta brisa, estes céus: Estas praias, bosques, fontes, Eu os conheço - são meus! Mais os amo quando volte, Pois do que por fora vi, A mais querer minha terra, E minha gente aprendi. (Fragmentos) (Tragédia no Mar) Donde vem? onde val? Das naus errantes Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço? Neste saara os corcéís o pó levantam, Galopam, voam, mas não deixam traço. Bem feliz quem al pode nest hora Sentir deste painél a majestade! Embaixo o mar em cima o firmamento E no mar e no céu a imensidade! Oh! que doce harmonia traz-me a brisal Que música suave ao longe soal Meu Deus como é sublime um canto ardente Pelas vagas sem fim bolando à toal Homens do mart 6 rudes marinheiros, Tostados pelo sol dos quatro mundos! Crianças que a procela acalentara No berço destes pélagos profundos! Esperail esperail deixal que eu beba Esta selvagem, livre poesia, Orquestra é o mar, que ruge pela proa, E o vento, que nas cordas assobia...LEMBRANÇAS DE MORRER ch
Ey deixo a vida como deixa o tédio
Do deserte, o poento caminheiro, -Como as horas de um longo pesadelo Que se deeffaz ao dobre de um sineiro;
Como o desterro de minh'alma errante, Onde fogo insensato a consumia: Só levo uma saudade é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.
Só levo uma saudade é dessas sombras Que eu sentia velar nas pettes minhas. De ti, o minha mãe, pobre coitada, Que por minha tristeza te definhas!
Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, E pela virgem que sonhei... que nunca Aos lábios me encostou a face linda!
Só para mocidade sonhadora
Dó pálido poeta deste flores. Se viveu, foi por til e de esperança
De na vida gozar de leus amores.
Beijarei a verdade santa e nda,
Verei cristalizar-se o sonho amigo. O minha virgem dos errantes sonhos, Filha do céu, eu vou amar contigo!
Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, A sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta - sonhou e amou na vida
Sagot :
Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. IDNLearner.com está comprometido em fornecer as melhores respostas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.