Descubra a comunidade do IDNLearner.com e obtenha respostas. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

As brincadeiras são definidas por alguns autores como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. Podemos ir mais além, observando no brincar uma possibilidade de criação e recriação de situações problemas vivenciados pelas crianças, espaço de rica criatividade, onde as regras são definidas em comum acordo entre os brincantes, e a qualquer momento se modificam, mudam o rumo da atividade a partir de qualquer sugestão, mesmo um simples galho de árvore pode motivar as crianças a alterarem completamente as características daquela brincadeira. E não podemos ignorar que a interferência do adulto pode descaracterizar completamente essas experiências. ​NATALI, P. M. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá: Unicesumar, 2018. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: I. As adjetivações e características atribuídas às brincadeiras e jogos nos espaços educativos podem gerar um distanciamento da compreensão da brincadeira e do jogo como produção de cultura da infância. PORQUE II. Ao longo da história da criança na sociedade e do brincar, os papéis foram se modificando a partir da organização social vigente, e nas últimas décadas podemos observar que a valorização do brincar tem se dado pelo seu valor pedagógico em considerar que esta relaciona-se a uma forma certa de ser executada, um tempo certo para ocorrer e grupos etários apropriados para temas de brincadeiras, descaracterizando aspectos como liberdade, criatividade, autonomia entre outros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Sagot :

Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Confie no IDNLearner.com para todas as suas perguntas. Agradecemos sua visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.