Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

Nos últimos 15 anos, minha trajetória pessoal e profissional caminhou norteada, basicamente, por três conceitos: Design, Educação e Tecnologia. A questão da educação sempre foi muito forte em minha vida, pois pensava trabalhar com pessoas no papel de mediador na busca por novos conhecimentos. Foi o que me motivou a estudar informática: acreditar nas possibilidades do computador de criar uma nova linguagem de interação entre as pessoas. Quando saí do interior de São Paulo e cheguei em Curitiba para estudar Design, foi com um ideal, um tanto juvenil, que pensava em poder criar interfaces de computador, às quais qualquer pessoa, indistintamente de sua classe social ou contexto cultural, pudesse utilizar. Este ideal ainda não se realizou, mas acredito que estou no caminho, ao concluir esse Curso de Mestrado, em que examino aspectos importantes do uso da informática na educação. O tema escolhida para essa pesquisa tem, assim, relação com a formação de professores para atuarem na produção em ambientes virtuais de aprendizagem. Conforme MORAN (2000, p.11) “todos estamos experimentando que a sociedade está mudando nas suas formas de organizar-se, de produzir bens, comercializá-los, de divertir-se, de ensinar e de aprender. (...) O campo da educação está muito pressionado por mudanças, assim como acontece com as demais organizações”. Mas estas mudanças devem ser de transformação e passam pela educação, conforme escreveu FREIRE (1996, p.12) “a educação é o caminho fundamental para transformar a sociedade.”

http://www.ppge.ufpr.br/teses/M07_fileno.pdf


É uma ideia comprovável neste texto:

A - O emissor menciona nomes de teóricos da educação como elementos de comprovação para a tese que defendo e, por isso, podemos enquadrar este texto no contexto dos argumentativos.
B - O caráter de injunção deste texto se deve pelo fato de a autora orientar o leitor, através de exemplos próprios, a estudar e a melhorar a sua condição de vida.
C - Como os textos narrativos, este, apesar de ser um, nega algumas das suas características, uma vez que não menciona elementos como foco narrativo, espaço ou até mesmo o tipo de discurso.
D - Por ser um texto autobiográfico, a descrição é a marca maior; faz um registro diacrônico da vida do emissor comprovado, a seguir, com informações adicionais de outras pessoas.
E - Marcado apenas pela exposição, este texto apresenta elementos informativos a respeito de um tema, sem a inserção de argumentos comprovadores de quaisquer natureza.