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Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.

Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.


COLASANTI, Marina. Para que ninguém a quisesse. Disponível em: Acesso em: 14 jun. 2024.



Conforme vimos, são várias as correntes de estudos literários que surgem a partir do pós-estruturalismo, as quais investigam o texto literário para além de suas estruturas. Tendo em vista as contribuições da crítica feminista e a leitura do texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A crítica feminista possibilita uma visão crítica acerca da representação feminina no universo literário, refletindo sobre os estereótipos acerca do papel da mulher na sociedade e investigando textos de autoria feminina.


PORQUE


II. Interessa à crítica feminista compreender as estruturas de poder que, por tanto tempo, reduziram o papel da mulher, tal como pode ser visto no conto de Marina Colassanti, em que vemos um caso de denúncia da violência psicológica contra a mulher


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.


Sagot :

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