IDNLearner.com, seu guia para respostas precisas e rápidas. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos de conhecimento.

No Brasil, o campo da Comunicação Institucional evoluiu nas últimas décadas, de reflexões operacionais sobre o Jornalismo Empresarial, produzido no contexto da administração científica e de uma sociedade política e economicamente fechada, para uma comunicação que deve ser produzida para uma sociedade aberta, em termos comportamentais, e mais complexa no que tange aos desafios econômicos, sociais e ecológicos.







Dessa forma, para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa, que visa à provocação de comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos do ponto de vista estratégico e que funciona, de maneira democrática, como disseminadora dos objetivos e dos valores culturais da empresa para públicos internos e externos.







CARDOSO, O. O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, nov.-dez. 2006.











Assim, uma comunicação organizacional eficaz precisa contar de forma colaborativa com:







1) Comunicação Institucional: visa criar relações confiantes e construir reputação positiva com todo o universo de públicos e a sua natureza primordial é institucional;







2) Comunicação Mercadológica: objetiva persuadir o consumidor para adquirir um bem ou serviço, tem uma manifestação discursiva de natureza mercadológica;







3) Comunicação Administrativa (ou comunicação interna): buscar referir-se à própria identidade da instituição, para conscientizar o funcionário dos objetivos e finalidades da organização, mobilizando-o para o aperfeiçoamento de suas atividades e preparando-o adequadamente para a comunicação com os públicos externos.







TEXEIRA, Danielle Tavares. Comunicação institucional e universidade: diretrizes para a divulgação científica no estado do Mato Grosso. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP, 2016.











Com base no exposto, analise a imagem a seguir.







.







Com base na análise da imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.







I. A imagem destaca que para ocorrer uma comunicação organizacional eficiente, as ações comunicativas precisam se interconectar para disseminar os valores e os objetivos das organizações para o público interno e externo.







PORQUE







II. A comunicação sendo usada como estratégia de gestão inteligente significa que comunicações atuando de forma independente agirão apenas em seu contexto operacional, já se atuarem juntas fortalecerão os ideais da empresa para a sociedade no presente, com vistas ao futuro.







A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.



A)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.



B)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



C)

As asserções I e II são proposições falsas.



D)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.



E)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


No Brasil O Campo Da Comunicação Institucional Evoluiu Nas Últimas Décadas De Reflexões Operacionais Sobre O Jornalismo Empresarial Produzido No Contexto Da Adm class=