IDNLearner.com, seu guia para esclarecimentos rápidos. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.
A emancipação política realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservação da ordem estabelecida, cujo único objetivo era romper o sistema colonial no que ele significava de restrição à liberdade de comércio e à autonomia administrativa, não ultrapassaria seus próprios limites. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e escravidão da maioria dos habitantes do país. Conquistar a emancipação definitiva da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais seria tarefa relegada as futuras gerações. (Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota (org.). Brasil em Perspectiva. Adaptado) De acordo com a historiadora, está correto afirmar que o processo de independência do Brasil representou: (A) a manutenção da lógica econômica do sistema colonial. (B) uma profunda transformação apenas na estrutura política do Brasil. C) um momento de liberalização econômica e social, mas não política. (D) uma confluência de interesses das elites e das massas populares coloniais.
Sagot :
Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.