IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

Os interesses no processo de formulação das políticas públicas se manifestam por meio de diferentes atores sociais, os quais representam vontades diversas. Esse processo e esses atores são permeados tanto pelas condições histórico-estruturais da sociedade a qual pertencem quanto pelas condições específicas relacionadas a determinada política pública. Desse modo, os interesses presentes na formulação das políticas públicas são a representação, no nível político, das referidas condições.



LOBATO, L. Algumas considerações sobre representação de interesses no processo de formulação de políticas públicas. RAP, v.31, n.1, p. 30-48, 1997. (Adaptado).



Considerando as características que podem permear os interesses na formulação de políticas públicas, avalie as seguintes asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Ainda que haja interesses distintos oriundos das mais diversas formas de organização e, por conseguinte, existindo diferentes graus de poder, a formulação das políticas públicas engloba os atores sociais que dela quiserem fazer parte, se houver os canais democráticos adequados. Dessa forma, a política pública é, em regra, o resultado das relações constituídas entre esses atores.



PORQUE



II. O pluralismo é uma das formas que pode caracterizar a formulação das políticas públicas em relação a uma maior ou menor participação dos diversos grupos nesse processo. A vertente pluralista acredita que as políticas decorrem do embate de força entre os distintos grupos de interesse, os quais procuram maximizar seus benefícios.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A)
As asserções I e II são proposições falsas.

B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.