Junte-se à comunidade do IDNLearner.com para soluções rápidas. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas e problemas.
São vários os mecanismos de resposta imunológica do organismo durante o curso clínico da esquistossomose. A imunidade é dirigida principalmente aos ovos e às larvas, mas também se destina aos vermes adultos. A penetração da cercária na pele de uma pessoa, que, previamente foi exposta a essa forma evolutiva, pode induzir uma resposta específica composta por imunoglobulinas G e E, macrófagos e eosinófilos. Nesses casos, pode-se observar um quadro de dermatite, caracterizado por edema e reação inflamatória local. As manifestações agudas da doença ocorrem, em média, 8 semanas após a penetração das cercárias, quando se inicia a doença febril, devido à presença das citocinas pró-inflamatórias e dos imunocomplexos, que circulam pela corrente sanguínea.
Fonte: SIQUEIRA-BATISTA, R. Parasitologia: fundamentos e prática clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
A esquistossomose é basicamente uma doença decorrente da:
A.
Resposta inflamatória aguda que ocorre dentro dos ovos vivos do parasito.
B.
Resposta imune adaptativa que ocorre após os ovos do parasito eclodirem.
C.
Resposta inflamatória inata que ocorre logo após a infecção pelo parasito.
D.
Resposta inflamatória granulomatosa que ocorre em torno dos ovos vivos do parasito.
E.
Resposta infecciosa aguda que ocorre em torno dos ovos vivos do parasito.
Sagot :
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são vitais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais soluções.