IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras e concisas. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

O Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas entre 44 imunobiológicos, incluindo vacinas, soros e imunoglobulinas. As vacinas ofertadas na rotina dos serviços de saúde são definidas nos calendários de vacinação, nos quais estão estabelecidos: os tipos de vacina; o número de doses do esquema básico e dos reforços; a idade para a administração de cada dose; e o intervalo entre uma dose e outra no caso do imunobiológico cuja proteção exija mais de uma dose.



Sobre as diferentes classes de vacinas e suas peculiaridades, analise as afirmativas a seguir:

I. As vacinas produzidas a partir de microrganismo vivo ou atenuado tendem a produzir respostas imunes duradouras; e se for uma vacina viva viral, contribui para a imunidade de rebanho. Contudo, essa classe de vacina não é indicada para gestantes e imucomprometidos.
II. A vacina contra poliomielite é produzida a partir do vírus inativado, é segura e confere imunidade prolongada com uma única dose.
III. Múltiplas doses e reforços regulares são necessários para vacinas não vivas ou inativadas (hepatite A e raiva, por exemplo).
IV. Vacinas de subunidades ou de subunidades recombinantes são mais imunogênicas por serem constituídas de vários fragmentos de proteínas ou polissacarídeos.
V. O tétano, causado pela bactéria Clostridium tetani, é prevenido com a vacina produzida a partir da inativação da toxina tetânica que, além de proteger o indivíduo vacinado, promove a imunidade de rebanho.

É correto o que se afirma em:

A.
IV e V, apenas.

B.
II, IV e V, apenas.

C.
I e II, apenas.

D.
II, III e IV, apenas.

E.
I e III, apenas.