IDNLearner.com, seu destino para respostas comunitárias e confiáveis. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.
7 Nas reuniões entre os conjurados baianos, criticavam-se o governo e os altos preços da farinha e da carne, além dos baixos soldos militares, Nas palavras do negro Lucas Dantas, um dos líderes do movi- mento, seria preciso estabelecer um governo democrático " para que não se distinga a cor branca, parda e preta". Em 12 de agosto de 1798, Salvador amanheceu com panfletos revolucionários afixados em casas, muros e praças, dentre os quais o que você pode ler a seguir: "Aviso ao Povo Bahiense Óvós Homens cidadãos; ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus ministros. Óvós Povo que nascesteis para sereis livres e para gozares dos bons efeitos da Liberdade, ó vós Povo que viveis flagelados com o pleno poder do indigno coroado, esse mesmo rei esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos veixar, para vos roubar e para vos mal- que vós criastes; tratar. Homens, o tempo é chegado para a vossa ressurreição, sim para ressuscitares do abismo da escravidão, para levantareis a sagrada Bandeira da Liberdade. A liberdade consiste no estado feliz, no estado livre do abatimento; a liberdade é a doçura da vida, o descanso do homem com igual paralelo de uns para outros, finalmente a liberdade é o repouso e a bem aventurança do mundo. [...] [...] as nações do mundo todas têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos ; é tempo Povo, Povo o tempo é chegado para vós defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução; da nossa Liberdade e de nossa felicidade está para chegar, animai-vos que sereis felizes." (Trechos do panfleto revolucionário afixado nas ruas de Salvador na manhã de 12 de agosto de 1798. In: PRIORE, Mary Del et al. Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38). a) Identifique como o governo português está caracterizado no documento. b) Um dos princípios presentes no documento é a liberdade. Retire do texto um fragmento que comprove essa afirmação. c) Explique por que o exemplo da França é citado para motivar o povo baiano a lutar pela liberdade.
Sagot :
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora. IDNLearner.com tem as soluções para suas perguntas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais informações confiáveis.