IDNLearner.com, o lugar para obter respostas claras. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Taiz e Zeiger (2004, p. 117) definem permeabilidade como sendo “[...] a extensão com a qual uma membrana permite o movimento de uma substância”. São conhecidos dois processos pelos quais as substâncias atravessam as membranas biológicas: processos passivos e ativos. Além do transporte, outras duas funções das membranas serão realizadas por meio das proteínas que as constituem. São os lipídios, as proteínas e os carboidratos que constituem as membranas biológicas. Sendo assim, determinam a organização química e física e, ainda, as funções das membranas. Qual a função dos carboidratos na membrana biológica?
FONTE: TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

A- Possuem a capacidade de modificar a velocidade de uma reação química por meio de enzimas que se ligam à membrana.
B- Localizam-se na superfície externa da membrana, dessa forma, atuam como sítios de reconhecimento para outras células ou moléculas.
C- Permitem a interação entre os fosfolipídios e a água e a consequente formação de uma dupla camada que estabiliza a estrutura completa da membrana.
D- Têm a capacidade de aumentar ou diminuir a fluidez da membrana. O que é de fundamental importância, pois várias funções são influenciadas pela fluidez da membrana.


Sagot :