IDNLearner.com, onde especialistas se reúnem para responder às suas perguntas. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes e resolver suas dúvidas.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria n. 4.279, de 30/12/2010).

BRASIL. Serviços Estaduais. As Redes de Atenção à Saúde: o que é? Alagoas, 11 mar. 2020.

A partir das informações do texto, assinale a opção que apresenta sobre o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde:

Alternativas
Alternativa 1:
As RAS funcionam de maneira isolada, onde cada nível de atenção (primária, secundária e terciária) opera independentemente, sem coordenação ou continuidade entre eles, resultando em uma fragmentação do cuidado, economizando dinheiro do estado.

Alternativa 2:
As RAS são sistematizadas para responder a condições específicas de saúde, por meio de um ciclo completo de atendimentos, que implica a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis: Atenção Primária, Secundária e Terciária.

Alternativa 3:
As RAS não são sistematizadas, podendo a pessoa buscar qualquer serviço a qualquer hora, em qualquer nível de complexidade, não implicando/congestionando a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis Atenção Primária, Secundária e Terciária.

Alternativa 4:
As RAS focam apenas na atenção primária à saúde (APS), pois é através da APS, que se tem um primeiro contato com toda à população, independente da idade, gênero ou condição financeira, desta forma não há necessidade de integrar serviços de atenção secundária e terciária.

Alternativa 5:
As RAS são organizadas para atender exclusivamente as demandas de alta complexidade, que são mais emergentes, como transplantes e cirurgias, desconsiderando os níveis de atenção primária e secundária, além disso, prioriza-se os tratamentos de doenças cardiovasculares.