IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

Seja qual for a ordem do problema, buscar alternativas para sua solução será inevitável, uma vez que os problemas despertam a necessidade de agir ou não agir. Nessa busca de alternativas poderão surgir várias que visem solucionar o problema e elas nos reportam ao conceito de decisão. Segundo Abramczuk (2009), decisão é o ato ou efeito de decidir, que por sua vez significa escolher uma dentre várias alternativas de ação que se oferecem para alcançar determinado propósito e renunciar a todas as outras.

Fonte: Bravo, M.C.P; Busanelo, E.C. Estilos de tomada de decisão em foco. Disponível em: https://bit.ly/3tI9ulP Acesso em 15 jan.2021.

O processo de tomada de decisão envolve um conjunto de atividades para se chegar a um determinado fim, neste caso trata-se de uma série de etapas para se chegar à decisão. Neste sentido enumere as etapas de 1 a 5 considerando 1 para a primeira e 5 a última.

( ) Alternativas

( ) Problema

( ) Avaliação

( ) Decisões

( ) Diagnóstico

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
1 - 2 - 3 - 4 - 5.

Alternativa 2:
3 - 1 - 5 - 4 - 2.
Alternativa 3:
5 - 4 - 3 - 2 - 1.

Alternativa 4:
2 - 5 - 1 - 4 - 3
Alternativa 5:
4 - 3 - 2 - 1 - 5.


resposta
Alternativa 4:
2 - 5 - 1 - 4 - 3 pg 58 eebok

O processo começa com a identificação do problema ou da oportunidade, esta etapa é acompanhada de sentimentos, como: frustração, ansiedade, dúvida e curiosidade. Na gestão, a tomada de decisão deve ser baseada em informações, e elas podem ser obtidas a partir do diagnóstico, que é realizado pela aplicação de ferramentas. Estas permitem reunir dados que serão convertidos em informação para melhor entendimento da situação. Com base nas informações, são concebidas alternativas para que, a partir delas, possa ser realizada uma escolha. Veja como são necessárias algumas etapas anteriores para que esse processo seja realizado, mas ele não para por aqui, é preciso implementar a alternativa escolhida e avaliar os resultados obtidos.
As decisões podem ser tomadas de forma autocrática, compartilhada ou delegada, cada uma delas remete à possibilidade de participação. Uma decisão autocrática envolve menos participação e, geralmente, se aplica ao nível mais estratégico, ou seja, cabe aos cargos gerenciais definirem qual é a missão, a visão e os valores da organização. Já no nível intermediário, as decisões podem ser compartilhadas, elas dizem respeito à participação do gestor e de sua equipe. Este tipo de decisão contribui para gerar comprometimento em situações que afetarão, diretamente, o trabalho da equipe. No nível operacional, as decisões podem ser delegadas, uma vez que elas envolvem as atividades realizadas, diretamente, pelo colaborador.