IDNLearner.com, onde todas as suas dúvidas são solucionadas. Descubra uma ampla gama de tópicos e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade.

Questão 1: Leia atentamente a passagem abaixo e identifique as orações principais e o tópico frasal de cada sentença. O destino não foi até agora tão benevolente com a metafísica, um conhecimento especulativo da razão inteiramente isolado, que se eleva por completo para além dos ensinamentos da experiência por meio de meros conceitos (não pela aplicação deles à intuição, como faz a matemática), e em que a razão deve ser, portanto, sua própria aluna: ela não pôde adentrar ainda o caminho seguro de uma ciência, mesmo sendo mais velha que todas as demais e capaz de sobrevi­ver-lhes caso elas fossem todas inteiramente engolidas por uma bar­bárie avassaladora. Nela, de fato, a razão se vê em constantes apuros mesmo quando quer discernir a priori (tal como se julga capaz de fa­zer) aquelas leis que são confirmadas pela mais vulgar experiência. Na metafísica é preciso voltar inúmeras vezes sobre o caminho, pois se percebe que ele não conduz aonde se quer chegar; e, no que diz respeito à unanimidade de seus defensores nas afirmações que fazem, ela está tão longe disso que mais parece um campo de batalha, um campo destinado a exercitar as forças em jogos de combate, mas onde até hoje nenhum combatente conseguiu conquistar o menor lugar para si, nem fundar uma posse duradoura a partir de uma vitória. Não há nenhuma dúvida, portanto, de que o seu procedimento foi até aqui um tatear às cegas e, o que é pior, um tatear entre conceitos puros. [KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. B XIV-XVI. Trad. F. Mattos. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, p. 28-9.]

Sagot :

Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Sua busca por soluções termina no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.