IDNLearner.com, onde a comunidade se une para ajudar. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas.
A vitamina C (ácido ascórbico) está envolvida em diversas funções bioquímicas e biológicas no organismo humano. É essencial para o tecido conjuntivo, promove a formação de colágeno, é necessária para a absorção de ferro, possui atividade antioxidante, entre tantas outras funções
Além desse estudo recente da Universidade Flinders, há décadas a ciência já sabe sobre os danos à saúde que a deficiência de vitamina C pode causar como: fraqueza muscular, anemia, dores nos tendões, hemorragia subcutânea, gengivites, escorbuto, entre outros.
Para evitar os danos causados pela deficiência em vitamina C é necessário o consumo de alimentos que são fonte desse nutriente, como morangos, laranjas, limões, repolhos, brócolis, couve-flor, entre outros.
Contudo, como saber se determinado alimento possui vitamina C e como quantificá-la?
Existem diversos métodos para a determinação de vitamina C, métodos mais simples como os titulométricos e métodos mais sofisticados como os por espectrofotometria.
Um método simples de identificar e quantificar a vitamina C é utilizando iodo e amido.
O amido quando em contato com o iodo (I) em uma solução aquosa fica roxo ou azul intenso devido à reação ocorrida que forma uma estrutura complexa.
A vitamina C pela sua ação antioxidante atua como um agente redutor que tem a capacidade de reduzir o iodo em iodeto, fazendo com que a solução roxa/azul de amido + iodo fique incolor, conforme a equação a seguir:
Sabendo dessas informações químicas, você poderá determinar se há a presença de vitamina C em amostras de alimentos nessa atividade.
Você, como analista de um laboratório de análises em alimentos, recebeu amostras de suco de frutas para a determinação de presença de vitamina C. Além de identificar a presença, o cliente gostaria de um relatório de ensaio em que os sucos estejam em ordem crescente de quantidade de vitamina C.
