IDNLearner.com, seu destino para respostas rápidas e relevantes. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas.
de do nças. ismo) pelo mano ação para ma a não In: CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p. 129-133. () amealhar-acumular (riqueza), juntar (dinheiro) aos poucos. a) Explique a que se referem o rigoroso ascetismo ini- cial do personagem em questão e as modalidades diretas e brutais de exploração que ele emprega. b) Identifique a "mulher escrava " e o modo como se dá sua transformação "em companheira- -máquina". 2. (Enem/MEC) Abatidos pelo fadinho harmonioso e nos- tálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de No romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, os personagens são observados como ele- mentos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem trans- crita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois: a) destaca o nome de personagens brasileiros e omite o de personagens portugueses. b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo. c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português. d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses. e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.
Sagot :
Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.