IDNLearner.com, sua fonte de soluções rápidas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.
Questão 3. Assim como, para Rée, existem dois tipos de preocupação com o que os outros pensam de nós – uma baseada no interesse próprio, e outra na vaidade – há também dois tipos de inveja: (1) a que se dirige contra a capacidade dos outros de atenderem seus interesses próprios (instintos de autoconservação e reprodução) e (2) a que se dirige contra suas capacidades de satisfazerem suas vaidades. Assim como a inveja por interesse próprio, a inveja por vaidade pressupõe, no mínimo, três pessoas: “1) O invejoso, isto é, aquele que tem inveja do fato de que alguém é mais agradado ou admirado do que ele, 2) o invejado, 3) a pessoa ou as pessoas, que preferem esse àquele”. O prazer de ser admirado e invejado e o desprazer de sentir inveja ou ser menosprezado têm “por pressuposto a comparação de algo relativamente maior com algo relativamente menor”. Por isso, “ser invejado é uma sensação altamente prazerosa”, pois pressupõe o reconhecimento do outro de que ele se sente abaixo do invejado. Justamente porque “não quer admitir que se encontra atrás de outra pessoa (...) o invejoso costuma esconder sua inveja”. Nesse capítulo, Rée também se interroga: por que “a vaidade costumou ser repreendida pelos homens”? Para ele, essa repreensão se deve a três motivos principais: “1) Porque ela coloca os homens em uma relação inamistosa uns contra os outros, e os torna dissimuladores, 2) porque ela própria concede fortes e inúmeros sentimentos de desprazer por causa da dor com o fato de ser desagradado, e etc., e 3) porque o vaidoso perde a objetividade”. Essa última causa da reprovação usual da vaidade consiste no fato de que o homem vaidoso perde, frequentemente, o interesse “pelos objetos da natureza, pela arte, pela filosofia e pelas ciências” por eles mesmos, pois passa a se dirigir a esses objetos apenas “porque quer alcançar a admiração e agradar por causa do conhecimento delas”. Se esse é o único motivo de seu interesse, provavelmente ele não conseguirá conhecer nada fundamentalmente, nem chegará à “fruição intelectual,
Sagot :
Sua participação ativa é essencial para nós. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, criamos uma comunidade vibrante de aprendizado. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas confiáveis, então visite-nos novamente para mais soluções.