IDNLearner.com, seu destino para soluções rápidas e eficazes. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar em qualquer tema que precisar.

os diversos materiais da Secretaria Municipal de Educação, como os livros do Programa Minha Biblioteca, o Projeto Clube de Leitura: leia educadora, leia educador, e as atividades do Projeto Formação em Movimento, nas práticas pedagógicas cotidianas. Refletimos sobre a incorporação desses recursos no currículo escolar, ressignificando projetos, planejamentos e planos de aula, e aprimorando os processos de ensino e de aprendizagem. Discutimos a importância de utilizar a Revista Ciência Hoje das Crianças, quadrinhos como "Jeremias" e a Revista Qualé, para promover discussões sobre racismo, identidade, diversidade e inclusão. Além disso, também convidamos a pensar sobre a utilização dos materiais literários e formativos para promover discussões significativas sobre relações étnico-raciais, interculturais e diversidade nos espaços de educação. Por fim, analisamos o impacto das atividades externas, como as itinerâncias, no desenvolvimento de uma compreensão mais profunda e crítica das questões étnico-raciais, (inter)culturais, sociais e da diversidade e pluralidade humana por bebês, crianças e estudantes.
Com base nas reflexões e conteúdos discutidos, convido você a nos contar como tem promovido a educação para as relações étnico-raciais, interculturais, de gênero e interseccionalidade na educação infantil. Como você tem integrado, ou pode integrar, esses diversos materiais e práticas em seu planejamento pedagógico para promover uma educação antirracista, não xenofóbica e inclusiva para bebês e crianças? Compartilhe suas ideias e planos para que possamos continuar a construir uma educação que valorize e respeite a diversidade cultural e étnica desde a primeiríssima infância.


Sagot :