IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Descubra uma ampla gama de tópicos e encontre respostas confiáveis dos membros especialistas de nossa comunidade.
PROBLEMATIZAÇÃO Um paciente transplantado, portador de doença autoimune e soropositivo (HIV positivo) enfrenta uma série de desafios médicos complexos. Esse perfil clínico resulta em uma imunossupressão multifatorial, que aumenta significativamente o risco de infecções por bactérias encapsuladas e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Pacientes soropositivos são mais suscetíveis a ISTs devido à imunossupressão causada pelo HIV. O risco é ainda maior em indivíduos imunossuprimidos por outras causas, como a terapia pós-transplante e o tratamento de doenças autoimunes. ISTs comuns incluem herpes genital, sífilis, gonorreia, e clamídia, que podem ter apresentações mais severas e complicações em pacientes imunossuprimidos. SIGNIFICAÇÃO Para auxiliar em sua atividade, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema. Dessa forma pesquise e estude os questionamentos a seguir. O que é doença autoimune? Quais reações que estão envolvidas no desenvolvimento das doenças autoimunes? Quais reações que estão envolvidas no desenvolvimento das doenças infecciosas? Quais são as principais características relacionadas a imunologia dos transplantes? Como o HIV e a imunossupressão mediada por fármacos afetam a função dos neutrófilos e linfócitos TCD4+? Obs.: essa etapa não deve ser respondida na atividade MAPA. Pesquisar as respostas dos questionamentos e estudá-las, auxiliará na compreensão do caso a ser resolvido. EXPERIMENTAÇÃO Carla e Evandro são biólogos, eles finalizaram a especialização em análises clínicas e coincidentemente, foram contratados e alocados no setor de análises clínicas em um laboratório. No primeiro mês de trabalho, eles acompanharam um caso em especial e resolveram discutir os resultados juntos com a finalidade de integrar a clínica médica com os resultados dos exames laboratoriais. A gerente do setor do laboratório, Brenda, se propôs a auxiliar a dupla de amigos e optou pelo caso de Fabrício, de 42 anos. Ele foi submetido a um transplante renal há cinco anos devido a uma doença renal crônica. Ele segue um r
Sagot :
Valorizamos muito sua participação. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e compartilhar seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo. Respostas precisas estão a um clique no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.